3 motivos para assistir as telefonistas

Já fiz um vídeo no Youtube para falar dessa série, mas como a 4ª temporada será lançada no dia 9 de agosto, achei que ela merecia mais um post da minha parte. Por isso, resolvi listar 3 motivos para assistirem As Telefonistas, uma das séries mais girl power da Netflix.

Ela se passa nos anos 20 na Espanha e conta a história da vida de algumas mulheres que trabalham em uma empresa de telefonia. Apesar de ter todo o drama de uma série espanhola, ela aborda assuntos muito relevantes, que eram tabus para época e que até hoje em dia são evitados.

MOTIVO 1: VISUALMENTE PERFEITA

Vou começar pelo motivo mais supérfluo: As Telefonistas não deixa a desejar em nenhum aspecto visual. O cenário, maquiagem/cabelo e figurinos são de tirar o fôlego. Posso estar sendo tendenciosa um pouquinho, já que amo o visual dessa época (e de qualquer coisa mais antiga), mas é impossível não ficar maravilhada. A fotografia é incrível também, as cores e detalhes se combinam e mesclam de uma forma muito harmoniosa.

MOTIVO 2: É GIRL POWER QUE VOCÊ QUER? ENTÃO TOMA.

Todas as personagens dessa série quebram tabus, mostram toda a força feminina e como a união das mulheres vence qualquer barreira. Gosto muito de como é trabalhado a relação entre elas (não só entre as principais), todos as questões de competitividade feminina, sororidade e, novamente, união. Se para nós mulheres do século XXI já é complicado a relação, imagina para aquela época.

O principal aprendizado da série é: UNIDAS SALVAMOS UMA AS OUTRAS, pois é isso mesmo que acontece, a união entre elas é questão de sobrevivência em uma época que as mulheres não tinham direitos nenhum e não eram vistas como seres humanos capazes. Hoje estamos reaprendendo a olhar com mais amor e carinho uma para as outras, vemos tantos relatos de mulheres ajudando desconhecidas que estejam em perigo nos metrôs, lugares públicos ou coagidas de alguma forma. E isso dá aquele calorzinho no coração.

A série fala sobre a luta feminina dos anos 20 e nos dá aquele empurrão e força para continuarmos.

MOTIVO 3: ELA FALA O QUE A GENTE TENTA ESCONDER

Como falei no começo, As Telefonistas escancara bem na nossa cara todos os tabus, principalmente do universo feminino, que a gente tenta evitar. Relacionamentos abusivos, prazer da mulher, casamento, violência doméstica, estupro, aborto, virgindade, transsexualidade, relações homo afetivas, competitividade feminina, abuso de poder, o papel da mulher no ambiente de trabalho, maternidade, a lista é longa…

Todos esses assuntos são colocados em uma época que julgamos retrógrada, mas que até hoje choca a maior parte da sociedade. Ela nos dá um tabefe e ri da nossa cara: “E vocês que se acham tão evoluídos, estão chocados por quê?”

Claro que por ser uma ficção, ela precisa de algumas reviravoltas, romances baratos e dramas. Porém, se estiver disposto a enxergar a mensagem que querem transmitir, você muda e aprende muito.

Posso acrescentar mais um motivo?

Está na hora da gente aprender a valorizar produções não hollywoodianas. As Telefonistas é uma ótima escolha para começar. No começo você vai estranhar a língua (se assistir legendado), o estilo e cultura (apesar de ser bem próxima da nossa), mas depois que você entra nessa, meu amigo, não tem mais volta.

O único defeito? Ela é focada no feminismo branco. Até a 3ª temporada, não vi falarem sobre a luta da mulher negra dessa época. Porém, nem por isso devemos desistir de assistir.

Vocês já acompanhavam As Telefonistas? Tem alguma série girl power para indicar? Deixa aí nos comentários.