3 motivos para assistir As Telefonistas

Já fiz um vídeo no Youtube para falar dessa série, mas como a 4ª temporada será lançada no dia 9 de agosto, achei que ela merecia mais um post da minha parte. Por isso, resolvi listar 3 motivos para assistirem As Telefonistas, uma das séries mais girl power da Netflix.
Ela se passa nos anos 20 na Espanha e conta a história da vida de algumas mulheres que trabalham em uma empresa de telefonia. Apesar de ter todo o drama de uma série espanhola, ela aborda assuntos muito relevantes, que eram tabus para época e que até hoje em dia são evitados.
MOTIVO 1: VISUALMENTE PERFEITA

Vou começar pelo motivo mais supérfluo: As Telefonistas não deixa a desejar em nenhum aspecto visual. O cenário, maquiagem/cabelo e figurinos são de tirar o fôlego. Posso estar sendo tendenciosa um pouquinho, já que amo o visual dessa época (e de qualquer coisa mais antiga), mas é impossível não ficar maravilhada. A fotografia é incrível também, as cores e detalhes se combinam e mesclam de uma forma muito harmoniosa.
MOTIVO 2: É GIRL POWER QUE VOCÊ QUER? ENTÃO TOMA.

Todas as personagens dessa série quebram tabus, mostram toda a força feminina e como a união das mulheres vence qualquer barreira. Gosto muito de como é trabalhado a relação entre elas (não só entre as principais), todos as questões de competitividade feminina, sororidade e, novamente, união. Se para nós mulheres do século XXI já é complicado a relação, imagina para aquela época.
O principal aprendizado da série é: UNIDAS SALVAMOS UMA AS OUTRAS, pois é isso mesmo que acontece, a união entre elas é questão de sobrevivência em uma época que as mulheres não tinham direitos nenhum e não eram vistas como seres humanos capazes. Hoje estamos reaprendendo a olhar com mais amor e carinho uma para as outras, vemos tantos relatos de mulheres ajudando desconhecidas que estejam em perigo nos metrôs, lugares públicos ou coagidas de alguma forma. E isso dá aquele calorzinho no coração.
A série fala sobre a luta feminina dos anos 20 e nos dá aquele empurrão e força para continuarmos.
MOTIVO 3: ELA FALA O QUE A GENTE TENTA ESCONDER

Como falei no começo, As Telefonistas escancara bem na nossa cara todos os tabus, principalmente do universo feminino, que a gente tenta evitar. Relacionamentos abusivos, prazer da mulher, casamento, violência doméstica, estupro, aborto, virgindade, transsexualidade, relações homo afetivas, competitividade feminina, abuso de poder, o papel da mulher no ambiente de trabalho, maternidade, a lista é longa…
Todos esses assuntos são colocados em uma época que julgamos retrógrada, mas que até hoje choca a maior parte da sociedade. Ela nos dá um tabefe e ri da nossa cara: “E vocês que se acham tão evoluídos, estão chocados por quê?”
Claro que por ser uma ficção, ela precisa de algumas reviravoltas, romances baratos e dramas. Porém, se estiver disposto a enxergar a mensagem que querem transmitir, você muda e aprende muito.
Posso acrescentar mais um motivo?
Está na hora da gente aprender a valorizar produções não hollywoodianas. As Telefonistas é uma ótima escolha para começar. No começo você vai estranhar a língua (se assistir legendado), o estilo e cultura (apesar de ser bem próxima da nossa), mas depois que você entra nessa, meu amigo, não tem mais volta.
O único defeito? Ela é focada no feminismo branco. Até a 3ª temporada, não vi falarem sobre a luta da mulher negra dessa época. Porém, nem por isso devemos desistir de assistir.
Vocês já acompanhavam As Telefonistas? Tem alguma série girl power para indicar? Deixa aí nos comentários.
No Comments