Eu sempre tive curiosidade sobre outras culturas, por isso quis aprender inglês. Porém cursos e intercâmbio são um investimento que nem todo mundo pode arcar. Nós meros mortais assalariados temos que achar alternativas para aprender inglês sozinho e de graça.

Quando adolescente aprendi as primeiras palavras com as músicas que escutava na época e a partir daí fui construindo um vocabulário. Hoje eu consigo assistir vídeos e ler textos em inglês e entender o conteúdo. Também estou treinando a escrita e formação de frases que é uma das coisas que tenho mais dificuldade atualmente. Tudo que aprendi até agora foi através de filmes, músicas, vídeos no youtube, histórias e blogs.

Não sou fluente, bem longe disso, mas dei um salto no meu aprendizado da língua inglesa nos últimos tempos e quero compartilhar com vocês o que tenho feito para aprender mais e o melhor, é tudo gratuito.

VÍDEOS NO YOUTUBE

Pode parecer louco, mas depois que comecei a assistir vídeos de youtubers coreanas, meu inglês melhorou. Calma que já explico! Como normalmente elas disponibilizam legendas só em coreano e inglês, eu tive que dar meus pulos para conseguir acompanhar o vídeo, ou seja, me forçar a tentar entender e aprender mais palavras em inglês, já que coreano é uma coisa bem mais difícil e longe da minha realidade.

Você não precisa necessariamente começar a ver vídeos de youtubers coreanas. A questão é perder o medo de não entender as coisas e assistir a vídeos de falantes da língua inglesa com legendas em inglês até você ir pegando o jeito. Também quando assistir as suas séries e filmes favoritos, assista sempre legendados em português ou inglês e nunca dublado. Quanto mais contato você tiver com a língua, melhor. No começo você não vai entender nem 10% do vídeo, mas aos poucos vai ver que já entendeu todo o conceito, depois que aumentou a porcentagem de entendimento das frases e por aí vai…

No youtube você também consegue achar aulas grátis de gramática e pronúncia. Um dos canais que mais gosto é o English in Brazil by Carina Fragozo

WEBTOONS E BLOGS

Eu entrei para o mundo dos webtoons faz menos de um ano, mas já aprendi várias palavras e vem me ajudado a expandir meu vocabulário. Para quem não conhece, já fiz um post sobre webtoons, então clica aqui e confira

Foi o mesmo dos vídeos do youtube, a maioria das histórias que queria ler eram em inglês, ou seja, ou eu me virava ou eu ficava sem ler. Faço isso também com alguns blogs que tem conteúdos legais e de meu interesse, tento ler ao máximo sem traduzir a página.

Quando vou ler webtoons, eu sempre deixo o google tradutor do lado e quando tem uma palavra que não entendo e vejo ser muito importante para o contexto ou se repete várias vezes, uso o tradutor para me ajudar (só da primeira vez, depois me forço lembrar o que aquela palavra significa). Já aprendi várias palavras dessa forma.

DICA IMPORTANTE: Não use sempre o tradutor, evite ao máximo que conseguir para não criar dependência nele. Só traduza na primeira vez, depois tente se lembrar dela. As vezes eu relaciono aquela palavra com alguma coisa (imagem ou frase), pois assim fica mais fácil lembrar.

ESCRITA E SLOWLY

Se algum dia alguém vier falar comigo em inglês provavelmente entenderei tudo, só não sei se vou conseguir responder.

A conversação e a escrita só se resolvem colocando em prática e eu não tenho ninguém para falar inglês comigo. Então para resolver esse problema, procurei várias alternativas. Pesquisei alguns apps tipo Cambly, mas são caríssimos e eu não tenho essa grana para investir, fui atrás de outras opções.

Uma dessas foi o Slowly, um app de cartas que você consegue se corresponder com qualquer pessoa do mundo. Já fiz um post sobre ele explicando tudo, então clica aqui. Eu busco sempre me corresponder com pessoas que utilizam o inglês e com isso vou me forçando a formular frases e ainda faço amigos. Tenho um bônus, pois meu namorado corrige as cartas antes de enviar. Porém se você não tiver alguém para fazer isso, você pode pedir ao seu correspondente corrigir caso tenha algo errado.

Outra alternativa é entrar em algum grupo de conversação (devem ter grupos desse tipo no facebook) ou fazer amigos internacionais em sites e apps sociais. Se você for solteiro, pode até entrar em sites/apps de namoro e tentar achar uma pessoa que possa conversar com você em inglês. Pode parecer tosca essa dica, mas quem sabe você encontra o amor da sua vida ou um amigo 😀

Essas foram algumas das maneiras gratuitas que vem me ajudado a aprender inglês. Não tem milagre, você vai ter que se dedicar, mas pelo menos vai aprender se divertindo! Claro que um curso ou intercâmbio é bom, principalmente na gramática, porém se você não tiver condições agora isso vai te ajudar até você poder fazer o tal curso ou intercâmbio.

Se tiverem mais dicas, deixem nos comentários.

Espero que te ajude e que tenha gostado.

Até mais!